Festa das Latas 2013 termina com prejuízo para AAC

Ricardo Morgado aponta a chuva torrencial e a conjuntura económica nacional para a falta de lucro. Adianta que a Latada tem que ser adaptada ao contexto atual e quer participar nas alterações. Por Maria Eduarda Eloy. Fotos por Daniela Proença

Apesar de as contas ainda não estarem fechadas em definitivo, a Comissão Organizadora da Festa das Latas (FL) faz um balanço negativo do evento. “Não tivemos lucro” revela o presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC), Ricardo Morgado. “Não conseguimos ainda contextualizar qual é o resultado final da FL”, comenta e adianta, também, que as contas da festa estiveram longe de chegar ao ponto de equilíbrio.

O presidente da DG/AAC explica que várias razões concorreram para o prejuízo da Latada 2013. “Houve um decréscimo acentuado da receita, e também a nível de entradas de pessoas no parque”, destaca. No entanto, para Morgado “o ponto mais negativo prendeu-se com as condições climatéricas”. Em “dias que são decisivos para o balanço ser positivo na FL fomos presenteados por autênticos dilúvios”, lamenta. Ricardo Morgado refere-se, em particular, à noite de sexta, dia do espetáculo dos La Roux, que contou com uma lotação aquém das expectativas. Ainda assim, ressalva que o grupo foi o nome “internacional pelo preço mais baixo que alguma vez veio a uma FL”.

A organização revelou que os dias com maior afluência foram sábado, segunda e terça. As noites mais baratas tiveram mais público, mas Ricardo Morgado avança que houve uma redução “muito grave” do número de pessoas que adquiriu bilhetes pontuais, em relação a 2011, “na ordem dos 40 a 50 por cento”.

O presidente da DG/AAC ressalva que os maus resultados não surgiram por falta de esforço da organização. A Latada 2013 sofreu “reduções drásticas”, segundo o presidente da DG/AAC, em particular no custo do cartaz. “Só nas bandas cortámos cerca de 40 por cento de um ano para o outro”, explica.

Ricardo Morgado acredita ainda que a FL precisa de ser reestruturada para se adaptar ao contexto atual. Defende também que a reestruturação exige uma “reflexão profunda” e deve ser feita pela DG atual. “Entendemos que dada a nossa experiência e a nossa responsabilidade nesta festa teremos que ser nós a começar a fazê-lo”, declara.

Comments
8 Responses to “Festa das Latas 2013 termina com prejuízo para AAC”
  1. Diogo says:

    Chamem a chuva. Adaptarem-se aos tempos é saberem ver a meteorologia e adaptarem o espaço. A tenda dos nucleos tinha pouco espaço para aglomerar tanta gente em dia de chuva. Com tanta lama, e apenas 2 tendas como é cosumo na FL, é normal a afluencia ser menor. Meter algum revestimento ou alcatifa no recinto todo teria atraido mais, talvez 3 tendas em vez de duas. Ha que saber adaptar as coisas. Não é reduzir o espaço para o ano e dar ainda piores condiçoes e atrair menos gente. A publicidade foi pouca, o site nem chegou a ficar completo ou acabado, so sabem usar o facebook. Em vez de repetirem formulas adaptem-nas para cativar e não apenas reduzir.
    O preço das bebidas tambem era caro para a conjuntura, numa festa que se quer é beber e conviver, toda a zona da Praça e Portagem era mais barata. Assim com lama, pouco espaço coberto, e preços caros de comes e bebes, quem é que quer ir?

  2. Mal tempo, conjuntura econômica, sim, porém tudo começa pelo CARTAZ MEDÍOCRE e sem apelo para chamar o público, foi cortada despesas de onde não deveria,… logo, não vou na chuva pra ver “ninguém” e muito menos gastar meus poucos euritos para ver um “nada”… A CRISE SÓ É DESCULPA PARA OS INCOMPETENTES…. em 3 anos estas foram as minhas razões de pela 1ª vez não ter ido sequer um dia…

  3. Mais do mesmo... says:

    Nem um de capa e batina…..

  4. @g@ says:

    Corta em tudo, mas os preços mantém-se…A Latada não deve ser alterada, porque qualquer dia a Queima se chover em Maio é em Julho, no final dos exames…Mas sim oferecer as condições ideais, por exemplo mais tendas, porem nem que seja relva sintética, e ter bandas mais apelativas, e também não ofereçam tantos convites gerais, se o senhor presidente da AAC pagasse bilhetes como a maior parte dos estudantes, talvez a receita fosse maior…

  5. Mestre says:

    Bela AAC nem um traje se vê!!!

  6. João Cascão says:

    Com um cartaz daqueles quem é que quer ir? -_- NB tá cá todo o ano e nunca lá vou lol, agora ia pagar para acabar as noites com um NB open air? opá voces tem tantos nomes bons portugueses baratos para virem fazer show’s musicais de alta qualidade.

  7. Helder says:

    Nao venham falar que o tempo é que estragou isto, pq com o vosso cartaz de m**** estavam a espera de que? ate viseu tem melhor cartz que o nosso.
    Para a queima voltei a ter um cartaz destes que logo vêm se é da chuva !

  8. DD says:

    Esse Morgado so quer o tacho da politica. Já nem usa capa e batina. Uma equipa de tachos e pouca competencia. Continuem assim. Dou-vos um conselho:
    Na Queima não ha aulas na maioria dos cursos, o tempo pode estar melhor, e como tal havera as tais condiçoes que voces gostam. Não havera desculpas. Vejam se fazem algo melhor. Evitem por um geral a 45 euros. Ou fazer aquelas tretas de concursos de facebook para alguns, ou vender lotes de x bilhetes gerais a preços reduzidos nas horas que o pessoal tem aulas, para exluir logo os que sao responsaveis e nao podem perder uma manha numa fila… Sejam justos. Não deve haver nem sorteios, nem convites, nem promoçoes limitadas. Vale mais fazerem um geral agora para a Queima, a 35 euros para todos, sem asteriscos, que fazerem a 45 ou mais e andarem a vender depois lotes a 25, outros a 30, outros a 35…
    Senao qualquer dia acho que ate fazem como os espetaculos, criam um golden circle para o concerto, bilhete de pé, sentado, so para tendas… Tretas. Igualdade acima de tudo. Somos uma Academia, devemos estar unidos. A AAC não deveria ser marketing e uma empresa promotora de eventos e descontos.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: